24 março 2012

A Arte que Vimos

As pessoas de minha geração, hoje na casa dos 50 ou 60 anos, fomos uma geração privilegiada em matéria de Artes como Musica, Cinema, Literatura etc...
Vejamos alguns exemplos:


The Beatles (únicos e insuperáveis), Roling Stones, Emerson Lake & Palmer, Santana, Festival de Woodstock, Kraftwerk, Rick Wackeman, Isao Tomita(fantástico nos sintetizadores), Elton John, Michael Jackson, Elvis Presley,AC/DC, Black Sabath,
Ouvíamos também, e com o mesmo prazer, grandes orquestras como Paul Mauriat, Ray Conniff( que vi ao vivo em São Paulo por duas vezes), Stanley Black, Henry Mancini (autor da trilha sonora de Hatari” e “A Pantera Cor de Rosa” )- estes são alguns internacionais.

No Brasil tivemos uma explosão de arte que acho que foi a maior de todos os tempos. Veja só:
Elis Regina (vencedora dos festivais de MPB de Record), Tom Jobim (Garota de Ipanema entre centenas de outras), Roberto Carlos (que ainda esta por aí), Gilberto Gil, Gal Costa, toda a turma da Jovem Guarda, Os Novos Baianos, Rita Lee, Os Mutantes, Milton Nascimento, João Gilberto (o cara que inventou a bossa nova). E muitos outros de igual qualidade.


No cinema tivemos : O Planeta dos macacos (original de 1968 onde a historia começa e acaba – o resto foi papagaiada), 2001 Odisséia no espaço (de Stanley Kubrick), A Laranja Mecânica, Grand Prix (1966) onde pela primeira vez se colocou uma câmera em um Formula 1 a 250 Km/h, Bem Hur (mais antigo), Os Dez Mandamentos (com o truque de abrir o mar antes dos computadores que temos hoje- e funcionou perfeitamente), Alfred Hitchcock (diretor de filmes memoráveis como “Os Pássaros”, “Janela Indiscreta” , “Psicose” – já deu pra ter uma Idea do que víamos no cinema,né?

Depois de tudo isso alguém vai querer que aceitemos o lixo cultural de hoje? Coisas como funk, musica sertanojo,e outras “maravilhas”?
Nós da nossa geração, não somos chatos. Nós conhecemos os grandes astros e estrelas das artes e não da pra aceitar qualquer coisa,certo?

E olha que eu nem falei em literatura com Guimarães Rosa, Monteiro Lobato,Jorge Amado, etc... etc... etc...

3 comentários:

  1. Sig, que texto magnífico!!

    Vc me proporcionou uma viagem pelo tempo, e como éramos ‘ricos’ em matéria de arte... Sinto pena dos jovens de hoje. Sinto pena da nossa boa cultura que está em coma na CTI morrendo pouco a pouco. Com tanto lixo sendo atirado na nossa cara tá difícil de desviar, viu amigo...

    Lixo em todos os seguimentos, na música, na literatura, na arte visual, etc.
    Ainda me resta um tantinho de esperança no resgate do bom e do belo... Esperamos, portanto.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, :D
    Li seu texto e confesso que senti uma nostalgia...
    Não nasci nessa época e lamento muito por isso!

    As músicas que eu gosto foram herdadas dos meus pais! Eram músicas que continham letra, significado e não esse monte de 'onomatopeia' que as pessoas adoram hoje.
    Os filmes de hoje são, em sua maioria, previsíveis. Você vai até o cinema e nos primeiros minutos do filme, já sabe como ele terminará.

    É uma pena que tento tenha se perdido em cultura e educação no nosso país.

    E é por isso que eu digo: Eu nasci na década errada!

    Obrigada pela indicação do texto!

    Abraços saudosos,
    Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Sigberto, meu genro nasceu em 79, e adora tudo isso que você pontuou, talvez por influência do pai dele ou porque ele tem bom gosto mesmo. É verdadeira lástima não podermos contar mais com artistas tão bons. Recordar é viver. Então, façamos isso. Recordemos.

    ResponderExcluir